Dicas de otimização para seu site
Conhecer a otimização de sites é essencial para melhorar os resultados de uma empresa, porque isso permite trabalhar e adaptar a construção do conteúdo de forma adequada.
As interações do público se modificam constantemente, então a formatação e construção do site também precisam de adaptações constantes.
Estudar e aplicar melhorias constantes ao site traz diversas vantagens para o desenvolvimento do negócio, por exemplo:
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Melhora a posição nas buscas;
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Aumenta as vendas;
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Atrai mais clientes;
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Ganha maior relevância e credibilidade.
Quando um usuário pesquisar por locação de computadores SP, por exemplo, a empresa que trabalha com esse serviço precisa garantir que seu site vai aparecer nos resultados das buscas. O método ideal de fazer isso é por meio de um conteúdo bem elaborado.
O empreendedor deve criar seu site e produzir o texto cuidadosamente, de acordo com o tema e o público-alvo. Dessa forma pode garantir que as pessoas encontrem sua empresa quando pesquisarem por um serviço.
Um caso diferente é uma pessoa buscando por empresas de facilities SP. Como se trata de outro nicho, o site dessa firma precisa ser elaborado de acordo com os serviços ofertados e pensado no conhecimento das pessoas que vão consumir isso.
Como otimizar um site
A otimização de um site é desenvolvida para melhorar a experiência do usuário e, com isso, melhorar os resultados da empresa dentro dos mecanismos de busca. Ou seja, o objetivo é aprimorar a interação entre o cliente e a marca, bem como, trazer retorno para a empresa.
Para isso o empreendedor deve investir em alguns pontos específicos da página que melhoram a navegação no site e tornam a experiência do cliente positiva.
1 - Carregamento
O carregamento do site precisa ser rápido para tornar o processo dinâmico e prático para o usuário. Para isso é necessário utilizar imagens em formato específico e inserir poucas mídias na página inicial. Além de formatar o texto de forma compatível com o layout.
Acessar um site que demora para carregar é muito chato, muitas vezes o usuário para o que está fazendo e vai verificar a conexão com a internet. O problema pode estar realmente na formatação do site e não na rede doméstica daquela pessoa.
Isso causa desinteresse. Esse usuário vai procurar o serviço em outro site. Tempo é dinheiro, por isso é importante valorizar o tempo que o cliente gasta pesquisando por um serviço e oferecer conteúdos fáceis e dinâmicos.
2 - Palavras-chaves
O redator do site deve pensar em uma palavra-chave relativa ao assunto da página e utilizar esse termo ao longo do texto. Mas isso deve ser feito com bom senso, sem excesso para não deixar a leitura cansativa.
Dessa forma, usando palavras relevantes, o site vai aparecer facilmente nas pesquisas sobre aquele assunto e terá maior chance de ser encontrado pelos usuários.
Isso é importante para mostrar para o cliente do que se trata o serviço. Mas deve ser feito com cuidado e atenção. Uma fabrica de camisa polo para revenda, por exemplo, precisa mencionar esses termos ao longo do texto em seu site.
Ao fazer isso a página da empresa pode ser encontrada quando um usuário pesquisar por esse tipo de produto.
3 - Criar um site responsivo a vários aparelhos
Uma forma de otimizar o site da empresa é tornar ele responsivo a vários dispositivos diferentes. Isso é muito importante para garantir que o cliente tenha acesso ao conteúdo, independentemente do aparelho que esteja usando naquele momento.
Não vai ser funcional uma pessoa pesquisar, através do celular, locação de desktop e encontrar um site que não carrega neste dispositivo. A empresa responsável por esse site perderá o cliente porque ele vai preferir acessar um conteúdo que não exija utilizar outro dispositivo.
É importante deixar a informação acessível e prática para o cliente. Se ele precisar trocar de aparelho para carregar o site, essa informação não está acessível. Uma dica é fazer testes de acesso em dispositivos diferentes antes de oficializar o site, para garantir que qualquer pessoa consiga ver o conteúdo daquela página.
4 - URL
É comum que a URL das páginas seja um código confuso. Isso é um padrão. Ao elaborar o site da empresa é possível editar o endereço da URL do site e de cada página dentro dele para tornar chamativo para o usuário.
Se uma página sobre comercio de chapas de aço tiver essas palavras em sua URL, vai ser mais atrativo para os clientes e terá maior chance de aumentar o número de acessos, por exemplo.
5 - Conteúdo
Outro passo importante que o redator do site deve seguir é em relação ao conteúdo. Apesar de utilizar palavras-chave, é essencial trazer informações novas e relevantes.
Usar os termos principais apenas para posicionar o site na busca, mas sem ter conteúdo relevante vai jogar contra o próprio site. Isso gera desinteresse e afasta o usuário.
Por isso, o cuidado na construção do texto é essencial. É importante ser honesto com o cliente. A página precisa ser criada para aparecer nas buscas, mas também para informar as pessoas sobre a empresa e os serviços oferecidos.
Como trabalhar a otimização SEO do site
Depois de saber porque a otimização do site é importante e como ela pode ser aplicada, é interessante conhecer algumas dicas para melhorar ainda mais esse trabalho. Lembrando que essas técnicas vão ajudar a melhorar os resultados de busca e ajudar os clientes a encontrarem a página da empresa.
Headline
O texto pode ser dividido com o uso de headline, ou seja, trabalhar com hierarquia de conteúdo. Os assuntos mais importantes recebem maior foco e os temas menos relevantes ficam para segundo plano.
Assim o usuário é direcionado ao longo do texto da forma como for conveniente para o produtor de conteúdo da empresa.
Isso é essencial para o cliente não ser jogado em meio a diversas informações ao mesmo tempo sem saber qual delas seguir.
Além disso, essa técnica SEO é essencial para os mecanismos de busca encontrarem o site e indicarem ele como uma boa solução de acordo com a palavra-chave que foi pesquisada.
Os sites de empresa de manutenção de geradores, por exemplo, devem apresentar essas palavras tanto no texto quanto no título das divisões.
Meta-tag
A meta-tag, ou meta descrição, também é muito importante. Esse é aquele texto que aparece na lista de resultados da busca, logo abaixo do título do site, descrevendo-o para os usuários.
É assim que a pessoa vai saber se tem interesse em acessar aquela página ou não. Por isso deve ser escrito com cuidado, podem ser utilizadas palavras-chave secundárias para ajudar a conduzir o cliente a encontrar o site.
Títulos
Os títulos e subtítulos, assim como os headlines (títulos das divisões do texto) também devem ser otimizados. Isso significa que precisam conter a palavra-chave e serem relevantes, mas é importante que sejam curtos.
Assim o redator desse conteúdo garante que o texto não fique cansativo mas seja possível localizar através das pesquisas.
Se um usuário pesquisar por serviços de folha de pagamento, por exemplo, é interessante que ele encontre um site com pelo menos um título utilizando essas palavras. Isso significa que aquele conteúdo usou recursos de otimização para buscas.
Mas é importante lembrar de adicionar conteúdo relevante e atrativo, não usar apenas títulos e palavras convenientes para a busca, pois isso pode afastar o cliente.
Conteúdo multimídia
Uma dica importante é sobre as imagens utilizadas na página. Os mecanismos de busca não são capazes de identificar as figuras utilizadas, por isso é necessário descrevê-las através de palavras.
O uso de palavra-chave nas tags das imagens e no texto descritivo vai ajudar as pesquisas a localizarem o texto de acordo com o conteúdo multimídia utilizado.
O site de uma empresa que trabalha com terceirização de serviços de limpeza, por exemplo, precisa usar essas palavras na descrição das imagens para ajudar o sistema de busca a localizá-lo.
A importância de saber como otimizar um site
Atualmente, muitas pessoas buscam produtos e serviços através da internet. Uma página bem elaborada garante que o conteúdo chegue até os clientes certos.
Por isso, é importante investir na otimização de sites. Isso melhora os resultados de busca e traz retorno para a empresa.
Um conteúdo bem-feito não pode apenas usar palavras que ajudam na busca, precisa trazer informações novas e relevantes. Isso atrai o cliente, prende a atenção e cria uma relação de confiança entre a pessoa e a marca.
Informação e conteúdo são essenciais para um vínculo de fidelidade e confiança. É importante tratar o cliente com honestidade, trazendo sempre informações úteis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.