WHATSAPP: (31) 99241-7207 | VENDAS: (11) 2476 5789

Como criar um bom site de contabilidade

Publicado em Blog

Ter um bom site de contabilidade é importante para os escritórios que desejam se destacar no mercado. Isso porque estamos vivendo na era digital, onde as empresas se encontram com seu público, principalmente, utilizando os meios oferecidos pela internet.

 

Dessa forma, é preciso se modernizar para vencer uma concorrência grande e que não abre espaço tão facilmente. Então, dentre os principais canais usados está o site institucional.

Aliás, podemos dizer que ele é o canal oficial de qualquer negócio, onde as pessoas buscam informações a respeito dos serviços prestados, produtos vendidos e sobre quem, de fato, é a empresa.

No entanto, não basta construir o site e não se atentar a alguns fatores importantes, pois isso pode causar uma má impressão, além de prejudicar o primeiro contato que um potencial cliente terá com o escritório.

Esse canal é tão importante, que é conhecido como cartão de visita do negócio e uma espécie de vitrine onde as pessoas podem ver tudo o que a empresa tem a oferecer.

Dessa forma, é necessário estar por dentro de quais fatores se atentar ao construir o site do seu escritório de contabilidade, e é sobre isso que vamos falar aqui.

 

A alta procura por escritórios de contabilidade

Todos os meses, milhões de pessoas e empresas buscam por serviços de contabilidade no Brasil, em buscadores como o Google.

Dessa forma, fica evidente a necessidade de estar presente na web, principalmente, para ser encontrado por essas pessoas. Por meio dessas plataformas, um negócio possibilita uma comunicação 24 horas com seus clientes e potenciais clientes.

Isso porque, ao procurar por assessoria contábil no Google, o usuário terá um retorno de centenas de sites de escritórios que ofereçam esse serviço.

Então, você pode pensar que basta colocar no ar a plataforma do seu negócio que estará tudo resolvido, mas não.

Mais do que criá-lo, é importante que esse site seja eficiente e facilmente encontrado pelo seu público-alvo. Isso envolve uma série de fatores, como:

  • Layout;

  • Responsividade;

  • Técnicas em SEO;

  • Bons conteúdos.

Além desses, muitos outros pormenores estão envolvidos na construção de um endereço na web, o que vai garantir uma boa experiência para quem precisar de consultoria contábil, e acessar o site do seu escritório.

Levando tudo isso em consideração, bem como, o fato de que muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto, nos próximos tópicos vamos falar sobre o que deve ser considerado ao construir essa plataforma.

 

Passo a passo para a construção do site

Diversos elementos compõem um site, seja de um escritório de contabilidade ou qualquer outro tipo de negócio, eles são sempre semelhantes ou iguais.

Criar um domínio

O endereço é o que conhecemos como domínio, e ele carrega o nome da empresa para que possa ser identificada pelos visitantes.

Portanto, não faz sentido um escritório que se chama “Contabilidade Express”, por exemplo, usar um endereço do tipo www.serviçosdecontabilidade.com.br.

Em outras palavras, quem procura por serviços de contabilidade precisa encontrar o nome do escritório logo no domínio do site.

A extensão é o final do endereço, ou seja, aquele .com ou .com.br. Existem, também, as extensões específicas, como cnt.br usada pelos contadores, mas isso não é obrigatório.

De qualquer forma, é importante consultar se o domínio escolhido está disponível para poder registrá-lo e usá-lo como endereço do site.

 

Contratar serviços de hospedagem

É a hospedagem que coloca o site no ar e mantém seu funcionamento, então, podemos escolher entre pagas e gratuitas. No entanto, as hospedagens gratuitas podem ser um pouco instáveis, apresentando problemas como quedas.

Os serviços pagos são mais vantajosos e seguros, incluindo alguns benefícios como domínio. De qualquer forma, é importante analisar todas as possibilidades e escolher aquela que mais atende às necessidades do negócio.

Existem vários tipos de hospedagens para as empresas de contabilidade, como a compartilhada, onde um mesmo servidor é utilizado por vários sites.

Também existe o servidor virtual privado (VPS), que se assemelha a um servidor dedicado, mas é compartilhado. É muito usado pelas plataformas e-commerce ou para sites que precisam de mais customização.

A hospedagem cloud é altamente confiável e tem mais disponibilidade, no entanto, é indicada, principalmente, para quem sabe lidar com esse tipo, que pode ser um pouco mais complexo.

Por fim, temos o servidor dedicado, que é uma hospedagem privada, porém mais cara, mas que permite uma customização maior, sendo muito usado por empresas que possuem tráfego intenso em suas páginas.

 

Escolher um construtor

O construtor é uma plataforma de edição que facilita a construção do endereço na web. É possível contratá-lo tanto pelos serviços de hospedagem quanto por fora.

Na hora de escolher um construtor de site, um escritório de contabilidade fiscal deve verificar se é possível fazer a customização, incluir templates, imagens e vídeos, afinal esses elementos são os que carregam a identidade do escritório.

Geralmente, eles são simples e autoexplicativos, facilitando a construção da plataforma na web, inclusive usando as versões gratuitas, que são excelentes para quem está começando agora.

Apesar de suas vantagens, os construtores gratuitos não permitem um domínio exclusivo, o que desabona fatores como o rankeamento do site no Google e outros sites de busca.

 

Definir o conteúdo

Às vezes, os usuários pesquisam alguma coisa na internet e se deparam com sites desatualizados, o que pode prejudicar novas oportunidades de negócio.

As empresas, assim como as pessoas, sofrem mudanças com o tempo, o que torna necessário fazer atualizações nos sites, para que os visitantes se sintam satisfeitos.

É importante que os conteúdos estejam sempre atualizados, acompanhando as mudanças do dia a dia. Além disso, eles devem abordar tudo o que estiver relacionado à área de contabilidade, como novidades dos serviços contábeis.

Ademais, informações do próprio escritório devem estar sempre atualizadas, como número de telefone, endereço, e-mail e horário de funcionamento.

 

Dicas para otimizar o site

Existem algumas ações que podem melhorar ainda mais o site de um escritório. Além disso, essas dicas podem tornar a plataforma mais agradável aos visitantes, bem como, podem melhorar a imagem da empresa. São elas:

Escolher um bom layout

O layout é a maneira como os elementos que compõem o site são organizados. Então, é ele que define a ordem dos textos, vídeos e imagens para que o site garanta uma boa usabilidade aos visitantes.

O layout precisa ser bonito, funcional e traduzir a identidade do escritório, causando uma boa impressão logo de cara aos seus clientes e potenciais clientes.

Existem serviços gratuitos que permitem organizar os principais pontos em um menu ou logo na home do site. O layout também inclui as cores do negócio e o logo.

Ter um site responsivo

Sites responsivos são aqueles que se ajustam a qualquer tamanho de tela, adaptando todos os seus elementos de forma que fiquem acessíveis, garantindo que o usuário consiga realizar as ações que deseja.

Isso é importante porque ao procurar por escritório de contabilidade, é bem provável que o visitante faça isso pelo celular, uma vez que o acesso à internet por meio desses aparelhos cresce exponencialmente.

Além disso, sites responsivos se tornaram requisitos para figurar entre os resultados oferecidos pelo Google durante uma pesquisa.   

Usar SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que otimizam os sites e melhoram o posicionamento deles nos resultados do Google.

Isso é importante porque raramente os usuários vão até a segunda página de resultados para encontrar o que precisam. A concepção é de que as páginas confiança aparecem entre os primeiros resultados.

Informar sobre serviços prestados

Se o seu escritório oferece consultoria tributária, é importante destacar isso logo de cara, aliás, qualquer serviço oferecido deve ser destaque no seu site.

Os clientes desejam saber se determinada empresa atende às suas necessidades, sem perda de tempo. Então, mostre isso a eles para aumentar as chances de bons negócios.

Usar CTA

CTA (call to action) é uma chamada para ação que induz o visitante a realizar alguma coisa dentro do site, como preencher um formulário, por exemplo.

Existem diversos tipos dessa estratégia, que podem direcionar o cliente a outro post ou fornecer um material rico, porém, em troca de alguns dados como nome e e-mail.

O objetivo dessa ação é obter algumas informações que te ajudem a manter contato com aquela pessoa e entender um pouco mais sobre o público-alvo.

Ter um blog

É no blog que o escritório vai publicar conteúdos relevantes e informativos, aumentando sua autoridade no mercado e despertando a confiança dos visitantes.

É um excelente canal para esclarecer as dúvidas que as pessoas têm em relação à contabilidade, além de uma oportunidade que o negócio tem de mostrar sua capacidade e competência.

Ao disponibilizar o endereço do blog no site do escritório, ele será facilmente encontrado pelas pessoas, pois o Google enxerga essa ação de maneira positiva.

Agora que você já sabe a importância do site e como construí-lo, é só seguir essas dicas e colher bons resultados.

Com certeza, seu escritório de contabilidade vai conquistar muitas oportunidades e preencher um espaço maior em meio à concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ideas

Casos de Sucesso.

Já são mais de 10.000 clientes usando nossos produtos, softwares e planos de publicidade. Ficamos felizes em acompanhar o crescimento de nossos clientes a cada dia que passa.

Strategy

Criação de Logotipos.

Criamos a sua marca com qualidade e elegância acompanhando todas as tendências atuais. Além de colocarmos a sua empresa no mundo das redes sociais.